A Área Metropolitana do Porto (AMP) vai promover-se como destino turístico, a partir de hoje, com a marca Porto Region, numa estratégia que não pretende “substituir o esforço nacional e regional” de promoção turística.
A partir de hoje está disponível o site da marca em português, inglês, francês e castelhano, com mensagens de “variedade de escolha” e “complementaridade entre essa escolha” no território.
Os dois principais objectivos são estruturar a oferta dos 17 municípios de forma integrada e complementar e comunicar um destino uno, com uma oferta de produtos e serviços de qualidade excepcional.
Em termos de organização da oferta turística da AMP, esta dividir-se-á entre a oferta urbana, natural e de entretenimento, lazer e bem-estar.
Na componente urbana destacam-se o Património Mundial da UNESCO, a arquitectura, a indústria, a ‘meeting industry’ [turismo de congressos] e os monumentos e espaços culturais.
Na oferta natural, a AMP quer promover os rios, a costa atlântica, as serras, o geoparque de Arouca, os percursos pedestres e as aldeias.
Quanto ao entretenimento, lazer e bem-estar, a AMP realça o Vinho do Porto, a gastronomia, a saúde e bem-estar, os eventos populares e temáticos e os casinos.