June 19, 2024
2 min

Recuperação das vendas de casas provoca nova aceleração nos preços

Recuperação das vendas de casas provoca nova aceleração nos preços
Ver todos

Em Abril, os preços das casas aumentaram 1,5% neste mês face a Março, invertendo a tendência de estabilização observada ao longo dos últimos meses, revela a Confidencial Imobiliário.

No último ano e meio, em reflexo do abrandamento nas transacções de habitação, os preços mostraram maior resistência nas subidas, com taxas de variação mensal quase sempre inferiores a 1,0%. Ao longo deste período, esta é a uma das exceções com valorização mensal acima desse patamar, invertendo o ciclo de variações residuais especialmente visível desde o Verão do ano passado.

Este comportamento de reativação das subidas dos preços é já evidente na taxa de valorização homóloga do Índice de Preços Residenciais. Em abril, esse indicador atingiu 10,6%, em recuperação face aos 9,6% de março. Nesse mês de março, a valorização homóloga foi a menor em quase três anos, consolidando uma trajetória de perda de intensidade que levou as subidas de preços a passarem da ordem dos 19,0% para menos de 10,0% no espaço de um ano e meio.

Esta nova subida de preços reflecte uma recuperação das transações, que no período acumulado de fevereiro e abril terão voltado a acelerar. De acordo com as projeções da Confidencial Imobiliário a partir dos dados reportados ao SIR-Sistema de Informação Residencial, neste período terão sido transacionadas 36.200 casas em Portugal Continental. Isso traduz um aumento da ordem de 10% face à média de 33.000 fogos vendidos por trimestre em 2023 e confirma a tendência de recuperação das vendas já sinalizada no 1º trimestre deste ano, conforme as estimativas do SIR.

Imóveis CENTURY 21